Conheça melhor 5 funções do Google Drive

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Mas existem algumas características que podem impressionar e simplesmente são ignoradas. Conheça 5 funções do Google Drive que podem ajudar a poupar tempo na criação de documentos e afins.

Mario Sousa

Pesquisa dentro dos Documentos do Google:

Os textos digitais que tenhamos guardados, sejam nossos sejam de terceiros, trazem geralmente interatividade como são o caso dos links. Por exemplo, para podermos citar as nossas fontes corretamente num artigo ou num trabalho acadêmico é obrigatório deixar uma ligação a quem produziu aquele trabalho em específico. Ora o Google Docs oferece um conjunto de ferramentas para simplificar esta tarefa de outra forma complicada:

Ferramenta de Pesquisa:

A ferramenta de pesquisa acrescenta um sistema de citação rápida em cima das buscas mais complexas. Para usar esta ferramenta basta abrir um qualquer Documento, clicar em Ferramentas e depois Pesquisa. Para quem preferir poderá usar o atalho Ctrl-Alt-Shift-I, sendo que para Mac este atalho é Ctrl-⌘-Shift-l.

 

A ferramenta parte do zero quando aberta mas mal iniciemos qualquer digitação, são mostrados de imediato os mais variados tópicos de tópicos de pesquisa com auto-sugestão no seguimento dos assuntos da nossa digitação.

A ferramenta de pesquisa pode ser um excelente recurso para escrever no Google Docs. A ferramenta oferece várias opções de busca:

  • Tudo – efectua uma pesquisa directa no Google,
  • Imagens
  • Google Acadêmico – filtra por recursos acadêmicos,
  • Citações,
  • Dicionário,
  • Pessoal,
  • Tabelas.

Para pesquisar basta clicar, clique no interior da caixa, seleccionar a nossa opção de pesquisa pretendida e digitar aquilo que queremos. Quando passarmos o mouse sobre uma das seleções veremos novas opções:pré-visualização, inserir link e citar.

Por exemplo, no contexto do parágrafo acima, se selecionamos o estilo de citação o Docs irá inserir um número sobrescrito e adicionar a nota na parte inferior da página. Apesar deste recurso não substituir a secção de trabalhos citados pelo menos dá o conteúdo no formato certo e faz o processo de citação no texto significativamente mais suave.

A força dos links

As pesquisa por links, podemos dizer, é ainda mais rápida do que a ferramenta de pesquisa caso necessitemos adicionar um monte de links para um artigo ou outro documento.

 

O seu uso é extremamente simples: basta realçar o texto de destino e usar os atalhos Control-K no PC ou no Mac o ou ⌘-K para obter o menu de busca e auto-sugerir um link. Se aparecer uma das sugestões com aquilo que estamos à procura então basta clicar nela, seleccionar e inserir. Caso a pesquisa inicial não mostrar o que necessitamos então basta alterar o texto na caixa de pesquisa para corresponder mais especificamente ao nosso objectivo.

Domine as pesquisas e a informação das Planilhas do Google:

Para quem for um utilizador avançado do Excel então esta dica é básica. Para os restantes utilizadores, a maioria, para quem o Planilhas do Google é mais do que suficiente para a as suas necessidades do dia-a-dia, podemos dizer que existem recursos interessantes e que valem a pena como a inclusão de gráficos nos seus conteúdos.

Criar gráficos

É muito fácil criar um gráfico usando o Planilhas do Google Drive, estando ao alcance de todos, mesmo aqueles com menores conhecimentos de informática.

 

Assim, para acrescentar um gráfico basta ter o arquivo aberto e clicar ou no ícone de gráfico ou ir à opção Inserir e depois Gráfico. Nas várias opções apresentadas podemos escolher o intervalo das células que pretendemos mostrar em gráfico escolher entre uma variedade de configurações de layout, isto é, dos tipos de gráfico disponíveis. Uma vez escolhidas as opções referidas podemos clicar em Inserir.

 

Apresentações do Google

O Apresentações do Google não é tão completo como famoso Powerpoint da Microsoft ou outros do mesmo gênero, no entanto a funcionalidade e versatilidade são os seus principais convenientes e, lá está, o trabalho mais básico é feito no mesmo ao nível dos demais.

 

Uma das vantagens desta aplicação do Google Drive é o fato de ser possível fazer um envio de um ficheiro em formato PowerPoint e convertê-lo numa apresentação de slides mantendo sempre a compatibilidade dentro e fora do Drive. Por exemplo, para carregar uma apresentação do PowerPoint temos de localizar o ficheiro no nosso computador e, simplesmente, arrastá-lo para a interface do Drive. Depois marcamos a caixa de conversão do arquivo para o formato Google Drive.

Uma vez iniciada a nossa apresentação de slides podemos convidar outras pessoas para ver e/ou editar a apresentação. Torna-se mesmo possível incorporar uma apresentação num site do Google. Para inserir a apresentação no nosso site pessoal ou empresa, basta abrir a apresentação em causa e clicar em Arquivo,Publicar na web. Na caixa de diálogo que surge só temos de copiar o código HTML da caixa denominada “código Embed ‘e colá-lo no HTML do nosso site.

Este recurso também funciona com outros arquivos do Google Drive o que nos dá uma grande vantagem pelo fato de nos permitir exibir rapidamente os nossos trabalhos para terceiros.

Hangouts para colaboração direta

Existem ferramentas que nunca são demais utilizar e o Hangouts do Google é uma delas que não deve em caso algum ser esquecida especialmente quando necessitamos de trabalhar em equipe num determinado projeto. Assim, com o Hangouts, vai ser possível ter toda a equipe participando de um chat de vídeo durante a edição de um arquivo.

 

Para tal, basta iniciar um hangout de vídeo e clicar no ícone Drive na lateral esquerda da tela. Em seguida, todos os elementos deste hangout será capaz de discutir conteúdos específicos do ficheiro em questão em tempo real tornando mais fácil a discussão cara a cara aumentando claramente a produtividade.

O Google Hangouts também funciona no PC e no smartphone sendo possível chegar a todo o tipo de plataformas, seja PC, Mac, Smartphone ou tablet.

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